Publicações

Um discurso para marcar 2023

AFFEMG

Um discurso para marcar 2023

24/2/2023

O dia 15 de fevereiro de 2023 nos reservou felizes surpresas.
Durante a solenidade em comemoração aos 73 anos da Associação o presidente do Conselho de Adminsitração da AFFEMG, Francisco Mota, após tradicional leitura da ata da primeira reunião da Associação, arrebatou a todos com um discurso digno de aplausos.
Acompanharam as palavras os Auditores Fiscais Associados Titulares, no auditório da sede, onde a solenidade foi realizada, e pelo canal da AFFEMG no YouTube, em transmissão simultânea para as Regionais.
Ainda comporam a mesa da reunião solene a Diretora-Presidente da AFFEMG, Sara Costa Félix, o presidente da Fundaffemg, Munir Mitre e o presidente do Sindifisco, Edson Mateus.

Confira a íntegra do discurso:

Ouvidos atentos e concentrados ao pronunciar cada palavra desse documento histórico, memória primeira formalizada do nascimento da nossa Entidade, tentando bem compreender, bem discernir o genuíno significado de cada termo no contexto daquele momento inicial do lançamento da semente que se provou e continua provando tão fecunda, balizaram a minha atitude que, creio, foi a de cada Auditor Fiscal aqui presente e de cada colega que participa desta solenidade, em nossas Regionais, como uma singela homenagem que se consubstancia, também, obrigatória, em renovado compromisso de diligente fidelidade aos objetivos pretendidos e iniciados pelos nossos corajosos e visionários fundadores. Dando asas à livre especulação, suponho que, por maior que tenham sido os sonhos que acalentavam, não poderiam imaginar a frondosa árvore que daquela semente brotou!

É bom, muito bom e necessário, porque conforta e anima, contemplar a obra de inúmeras mãos, de tantas e tantas mentes e inteligências, de tantos esforços, dedicações e altruísmos! Como já salientei em outras oportunidades: presidente, diretores e conselheiros labutam em prol da AFFEMG, visando o pleno cumprimento dos seus objetivos, por amor a causa. A contrapartida é simplesmente a satisfação de servir e servir bem. Esse espírito fecundo e vivificante do agir desprendido introduziu um tempero especial à cultura prevalecente na nossa grande Casa, contagiou toda equipe dos seus servidores que, na operosidade do dia a dia, injetam, alegre e espontaneamente no que fazem, algo especial que não tem preço, não se paga, o amor! Reitero a todos reconhecimento e gratidão.

Como sabido, o Grupo AFFEMG, em vários aspectos, complementa ou substitui as ações, obrigações do Estado. Destacam-se especialmente entre as atividades do Grupo: a assistência à saúde; o serviço social seja na atenção em momentos ou situações de vulnerabilidade do servidor ou na orientação e encaminhamento das suas demandas e soluções; a assistência jurídica para assegurar direitos; o lazer e a convivência classista que são desfrutados nas colônias de férias, nos eventos esportivos e nas confraternizações. Nossa Entidade se comportou sempre como uma aliada ativa e diligente das unidades centrais e regionais da Secretaria de Estado da Fazenda, contribuindo nas suas iniciativas alusivas à atuação do Fisco, apoiando quanto possível os programas institucionais de Educação Tributária e Fiscal.

Ao longo
de toda a sua história, primeira Associação de servidores públicos do Estado, tem sido uma parceira leal e empenhada da SEF na consecução da sua missão institucional e disso muito se orgulha. Mesmo nos momentos mais difíceis de defesa altiva e determinadas de interesses legítimos dos seus associados jamais faltou com a lealdade, posto que a entende e pratica como primado maior de qualquer relação humana, de qualquer relação institucional.  

O Grupo AFFEMG, ao cuidar, como tem feito, da saúde física e mental dos Auditores Fiscais e de seus familiares, enseja-lhes melhores condições de desempenho dassuas funções, prestando, portanto, à SEF e ao Estado valiosos serviços e, frise-se, sem contrapartida. Infere-se, pois, pela ordem simples, objetiva e natural das coisas que qualquer Organização que se beneficie, sem custo, de tão relevantes serviços, os reconheça, prestigie e incentive. É o que se espera da SEF e do Estado!

Hoje, sei, é dia de comemoração. Motivo há de sobra!

Entretanto, não devemos, não podemos permitir que a festa nos tire a atenção, nos aliene da gravidade do momento. Tendo muito presente a oportuna e contundente nota derepúdio conjunta AFFEMG e SINDIFISCO à barbárie cometida na Capital da República, no dia 8 de janeiro, inacreditável se os olhos não tivessem visto, fui compelido a refletir sobre o que a fermentou, dia a dia, nos últimos meses e anos. Ainda bem que a “tentativa tabajara de golpe” não teve êxito! Expôs, no entanto, a fragilidade da nossa jovem Democracia e das Instituições que têm a obrigação constitucional de defendê-la. O professor, ex-ministro e presidenteda Suprema Corte, Ayres Brito enfatiza que a Democracia é o princípio dos princípios.
É continente, tudo o mais é conteúdo. E enfatiza: a liberdade individual, a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão exercitadas nos limites ditados pela Constituição revelam e sustentam a Democracia. Mas adverte:
o desvio, desfiguração ou abuso no exercício dessas liberdades acaba por assassinar a Democracia e as ditas liberdades morrem junto, por suicídio. Nosso baixíssimo nível de civismo, decorrente da precariedade das nossas escolas, nossa crônica anemia generalizada de consciência política, de consciência cidadã nos faz vulneráveis ao extremo.  

Muito a propósito, tendo em vista o que fluiu e ainda flui pelas redes sociais, às vezes provocando reações raivosas e rompimento de relações, ouso dizer, alertar, afirmar, veterano que sou, de longa caminhada, que relações familiares, relações de amizade, por razões óbvias valem bem mais e, portanto,não devem ser rompidas e substituídas ou trocadas por adesão incondicional a ideias e práticas de político ou corrente político partidária, posto que, infelizmente, o âmbito da política em nosso país é pouco saudável e confiável!

Que nos socorra a inspiração do filósofo e matemático René Descartes: ao duvidar de tudo, reconhece que duvidar significa pensar. “Cogito ergo sum”, “Je pense, done je suis” - penso logo existo. Que maravilha a capacidade de pensar. E que loucura abdicar de pensar e transferir o seu exercício a outrem, seguindo-o cegamente ou como gado!
O exercício livre e constante do pensar nos permite compreensão mais ampliada do nosso existir e de tudo que nos diz respeito. Manada não é coletivo de gente, de pessoa!  Só é livre quem pensa e decide por si mesmo!

Conclamo a todos os colegas Auditores Fiscais, ativos e aposentados, a participarem efetiva e diligentemente da nossa Associação.

O modo eficaz de fortalecer e merecer uma Associação cada vez mais forte é a participação!

Viva a AFFEMG!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.