Notícias

CONGRESSO INTERNACIONAL VIRTUAL “SISTEMA DA DÍVIDA EM TEMPOS DE FINANCEIRIZAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA PARA INTERROMPER A BARBÁRIE

Auditoria Cidadã da Dívida

CONGRESSO INTERNACIONAL VIRTUAL “SISTEMA DA DÍVIDA EM TEMPOS DE FINANCEIRIZAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA PARA INTERROMPER A BARBÁRIE

2/12/2020

Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) e Red Internacional de Cátedras, Instituciones y Personalidades sobre el Estudio de la Deuda Pública (RICDP) convidam para participar do Congresso Internacional virtual “Sistema da Dívida nos tempos de financeirização e a importância da auditoria para interromper a barbárie”, ocasião em que celebraremos os 20 anos de atividades de ACD e os 5 anos de RICDP.

Em plena pandemia de Covid-19 que tem levado milhões de pessoas à morte em todo o planeta, a ACD tem constatado o aumento dos privilégios financeiros dos bancos em diversos países, devido à atuação dos bancos centrais como uma verdadeira correia de transmissão de recursos públicos para bancos, por meio de mecanismos de política monetária não transparentes e ilícitos.

O aumento da dívida pública e o agravamento da crise econômica em decorrência dessa política monetária operada pelos bancos centrais tem servido de justificativa para o aprofundamento de contrarreformas que destroem a estrutura do Estado, suprimem direitos sociais e comprometem a prestação de serviços públicos à população, além de submeter patrimônio público estratégico e lucrativo a privatizações insanas!

Tudo isso está acontecendo depois que o processo histórico de geração de dívida pública já vinha sendo altamente questionado, devido à ausência de contrapartida em investimentos públicos, transformação de dívidas do setor privado em dívida pública e vários outros mecanismos, em especial os operados pelos bancos centrais,  o que nos levou a criar há vários anos a expressão Sistema da Dívida, justamente para caracterizar esse funcionamento às avessas do instrumento de endividamento público.

A organização do Congresso Internacional virtual “Sistema da Dívida nos tempos de financeirização e a importância da auditoria para interromper a barbárie” pretende debater esses temas, a fim de reforçar a necessidade de compreender esses mecanismos que têm alimentado o Sistema da Dívida e jogar luzes sobre esse processo mediante o uso da poderosa ferramenta da auditoria, como comprovado no Equador, na Grécia, no Brasil, entre outras experiências cidadãs. Reivindicamos que a realização da auditoria da dívida com participação popular seja uma medida permanente em todos os países. O nosso objetivo é impulsionar e empoderar as lutas sociais por direitos humanos, combate às desigualdades e garantia de vida digna para todas as pessoas.

Convidamos estudantes e todas as pessoas interessadas a se inscreverem gratuitamente e participar dessa importante iniciativa.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.