Notícias

Crise na SEF-MG: valorização da carreira é urgente

AFFEMG

Crise na SEF-MG: valorização da carreira é urgente

6/8/2025

Na manhã dessa quarta-feira (06/08), em reunião com o Governador, o Secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes, mais uma vez teve a oportunidade de resolver o assunto da GEPI e não o fez.

A ação reforça o cenário de crise que se instalou na Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG).

Situação que a AFFEMG tem denunciado com apreensão e que tem sido amplamente noticiada pela imprensa nos últimos dias, escancarando um quadro de desvalorização institucional, evasão de talentos e falta de diálogo com o corpo técnico que sustenta a arrecadação estadual.

Reportagens publicadas pelos portais Estado de Minas, Além do Fato e O Fator revelam o quadro preocupante já anteriormente alertado pela Associação: o afastamento progressivo de auditores recém-nomeados, a baixa atratividade salarial da carreira em comparação a outros estados e a ausência de diálogo com os servidores, fatores que comprometem a qualidade da gestão fazendária do Estado.

Segundo relatório divulgado pelo Sindifisco‑MG, quase 100% dos Auditores Fiscais ouvidos em pesquisa realizada em abril apontam que o atual estágio da gestão na Secretaria de Fazenda (SEF–MG) é ineditamente precário. A situação reflete grave desconexão com o corpo técnico, ausência de plano de carreira e risco concreto à capacidade de arrecadação estadual.

 

A crise atingiu um novo patamar com a divulgação de um manifesto assinado por todo o corpo gerencial da Receita Estadual de Minas Gerais, formado por subsecretário, superintendentes, diretores e delegados fiscais. O documento foi dirigido ao Secretário Luiz Cláudio Gomes e denuncia, de forma enfática, o desmonte da estrutura administrativa da SEF-MG e a omissão do Governo estadual diante das reivindicações da categoria.

 

Os gestores destacam, ainda, a excelência técnica da Receita Estadual de Minas Gerais, reconhecida nacional e internacionalmente por sua capacidade de arrecadação, inovação tecnológica e contribuição técnica à Reforma Tributária em curso no país.

 

O posicionamento da AFFEMG

Diante desse cenário, a AFFEMG reafirma sua luta pela valorização da carreira de Auditor Fiscal, com a defesa institucional da SEF-MG e com a preservação de um serviço público tributário de excelência.

 

A valorização dos servidores é condição indispensável para a eficiência da arrecadação, para a justiça fiscal e para a sustentabilidade financeira do Estado.

 

A AFFEMG rejeita o desmonte da estrutura fazendária, alertando para os riscos à continuidade e à segurança das operações;

 

Defende a manutenção da correção anual da GEPI em conformidade com a legislação vigente;

 

Reforça a necessidade do Governo estadual retomar o diálogo institucional com participação ativa das entidades representativas nas decisões estratégicas.

 

Seguimos atuantes

A AFFEMG está em constante articulação com o Sindifisco-MG reivindicando providências urgentes junto às autoridades competentes.

 

Mais do que denunciar, é preciso defender com firmeza a integridade da SEF-MG e a dignidade das carreiras que a sustentam.

 

Veja também:

 

Auditores denunciam debandada na Fazenda Mineira — Estado de Minas

O novo capítulo da crise na SEF — O Fator

 

Colapso interno isola secretário da Fazenda —Além do Fato

 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.