Notícias

Novos Auditores Fiscais da Receita Estadual tomam posse na Cidade Administrativa

AFFEMG

Novos Auditores Fiscais da Receita Estadual tomam posse na Cidade Administrativa

27/2/2024

Após quase duas décadas sem concurso, o governo deu posse coletiva, no dia 26/02, na Cidade Administrativa, aos novos Auditores Fiscais da Receita Estadual. Além dos permanentes desafios por maior arrecadação e combate à sonegação fiscal, os novos servidores enfrentarão as mudanças aprovadas após a Reforma Tributária. A transição de um modelo tributário para outro acontecerá nos próximos oito anos.

O vice-governador Professor Mateus os recebeu em tom de celebração. Contudo, ponderou: “Eu não os vejo como os responsáveis pela arrecadação, eu os vejo como os responsáveis pelo único caminho possível para termos uma redução da carga percentual total incidente sobre cada uma das pessoas. E os desafios que nós temos pela frente são ainda tremendos. A chegada dos senhores nos faz acreditar na construção de caminhos para que possamos transformar o nosso modelo tributário em um atrativo de novos investimentos”, disse.

Dos 431 novos servidores, 301 vão para as áreas de Auditoria e Fiscalização, 90 para Tecnologia da Informação e 40 para a Tributação.

“O fato de sermos, agora, Auditores Fiscais da Receita Estadual e, sobretudo, servidores públicos, traz consigo a responsabilidade profissional e social perante a sociedade. Com o nosso trabalho, iremos colaborar para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e para o bem-estar dos mais de 20 milhões de mineiros”. Destacou em seu discurso, Luciana Yumi Kawashima, primeira colocada geral do concurso e representante dos 431 novos AFREs.

A AFFEMG foi convidada especial da sessão solene. A Diretora-Presidente da AFFEMG, Sara Costa Felix, e a Conselheira de Administração, Maria Aparecida Meloni Papá, acompanharam a cerimônia ao lado de autoridades do governo do Estado e da diretoria do Sindifisco-MG.

A posse coroa um esforço muito grande da Affemg e do Sindifisco, que vêm há anos buscando repor o quadro de servidores. A redução do quadro de auditores, sem concurso há tanto tempo, prejudica o Estado e todos os seus servidores, já que os profissionais que, agora, são empossados têm a importante missão de prover os recursos públicos para o funcionamento do Estado, inclusive da economia mineira”, observou a Diretora-Presidente, Sara Costa Felix.


As duas entidades tiveram papel fundamental na pressão pelo concurso, na conscientização sobre a importância de se investir na Receita, e, em recente conquista, na garantia da posse dos 431 novos AFREs, contestada de forma infundada no ano passado.

Foto: Gil Leonardi - Imprensa MG


A cerimônia também foi marcada pela despedida do Secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo de Oliveira Barbosa, que deixará a pasta interinamente para o Secretário Adjunto Luiz Claudio Gomes.

Entre as autoridades que prestigiaram a assinatura simbólica do termo de posse dos novos Auditores Fiscais, estavam o secretário de Governo, Gustavo Valadares; o secretário-geral, Marcel Dornas Beghini; o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, o superintendente da Receita Federal, Michel Lopes; o subsecretário do Tesouro Estadual, em exercício, Felipe Costa; e todos os superintendentes e diretores da Secretaria de Fazenda.

Mais de 700 pessoas acompanharam, em tempo real, a cerimônia, que foi transmitida no canal do Conselho de Contribuintes de Minas Gerais (CCMG) no YouTube.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.