Notícias

Auditores Fiscais combatem a sonegação fiscal

AFFEMG

Auditores Fiscais combatem a sonegação fiscal

6/10/2021

Trabalho intenso e resultados expressivos de nossos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais.

Nesta semana (5/10) foi deflagrada a 2º fase da Operação Sinergia, que combate fraudes tributárias no ramo de metais e sucatas. Além de crime tributário, os empresários envolvidos podem responder pelos crimes de organização criminosa e falsidade ideológica.

O suposto esquema pode ter causado prejuízo de cerca de R$ 300 milhões aos cofres públicos, em razão do não recolhimento do ICMS devido pelos beneficiários da fraude.


Já em (29/9), a Receita Estadual e a Polícia Civil deflagraram a operação Hidra, no combate à sonegação fiscal promovida por um grupo econômico do setor de comércio de utilidades domésticas que atua na RMBH. Levantamentos iniciais apontam que a sonegação ultrapassa R$ 5 milhões.

Segundo Darcy Passos, delegado fiscal da Receita Estadual em BH, “as evidências indicam que o grupo econômico abriu e gerenciava empresas em nome de diversas pessoas, sugerindo que eram independentes para usufruir de forma artificial e ilegal dos benefícios do Simples Nacional.”

Ainda com relação à atuação do Fisco mineiro, o auditor fiscal explicou que a Receita Estadual verifica periodicamente as empresas cadastradas no Simples, a fim de identificar possíveis irregularidades.

"Isso porque existem empresários que se aproveitam indevidamente do benefício, prejudicando quem conduz os negócios de maneira regular. Fica o aviso para quem estiver envolvido em algum esquema semelhante: é uma questão de tempo para fazermos esses sonegadores ressarcirem os cofres públicos", reiterou Passos.

A operação Hidra contou com a participação de 34 servidores da Receita Estadual e de dez policiais civis.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.