Notícias

Categoria avança em conquistas consolidadas em reunião com a Secretaria de Fazenda

AFFEMG

Categoria avança em conquistas consolidadas em reunião com a Secretaria de Fazenda

21/8/2025

Nessa quarta-feira (20), as diretorias de Sindifisco-MG e AFFEMG se reuniram com o Secretário de Estado de Fazenda e seu staff para, mais uma vez, lutar pela pauta dos Auditores Fiscais.

Logo no início, as entidades ressaltaram que, desde março de 2024, a categoria se viu obrigada a centrar esforços na luta pela preservação de direitos, no caso específico a política de correção do ponto Gepi. Foram 18 meses de luta e resistência para fazer valer o direito e a segurança jurídica do cumprimento da regra legal vigente, o que mesmo com a correção mantém Minas Gerais na lamentável 24ª posição no ranking nacional de remuneração dos Auditores.

Durante toda a reunião, o secretário Luiz Cláudio Gomes insistiu que a situação do trabalho na SEF-MG precisa voltar à normalidade o mais rápido possível. As entidades responderam com firmeza: “mas o que é a normalidade? fazer o básico ou ir além? A categoria sempre fez além do requerido e, por isso, Minas tem sido avaliada como a melhor Administração Tributária do país! Contraditoriamente, o Governo não faz nem o básico quando o assunto são os direitos e benefícios para o Auditor. Voltar a fazer além do requerido depende de avanços concretos por parte do Governo e não apenas da preservação de direitos e “retirada do bode da sala”, caso da publicação da Resolução de correção do ponto Gepi.”

Ratificando deliberação da categoria em reunião do Conselho Deliberativo do Sindifisco-MG, as entidades deixaram claro que a decisão expressa pela categoria no CD foi de que somente haverá convocação de AGE quando a Gepi for efetivamente paga, com o novo valor do ponto, o que não é um fato novo e já era do conhecimento do Governo.

Após intenso debate, houve convergência no sentido da importância de melhorar o ambiente institucional, o que requer construir melhores condições remuneratórias e de trabalho. Resultado da luta da categoria, o Secretário assumiu compromissos importantes:

✅ Comando do novo valor do ponto da Gepi em setembro, observando-se os históricos termos da política de 50 anos e respeitando o limite estabelecido pela Lei nº 6.762/75, com pagamento também no contracheque de setembro do retroativo de janeiro a agosto de 2025;

✅ Formalização junto à AGE com vistas à imediata efetivação para todos os AFREs do posicionamento jurídico sobre a incorporação da correção da URV, conforme decisão judicial transitada em julgado;

✅ Criação, ainda em agosto, do GT-LOAT/MG com composição paritária (SEF- Sindifisco-MG - AFFEMG) para tratar dos procedimentos normativos e preparatórios para efetividade da Lei Orgânica mineira;

✅ Encaminhamento ao governador de proposta de lei para instituir Fundo Estratégico de Reestruturação da AT MG, até 1º de setembro de 2025.

AGENDA FUTURA
Quatro pontos tratados na reunião não tiveram evolução: o pleito de implementação imediata do teto dos ministros do STF, a correção da ajuda de custo (congelada desde 2022), o encaminhamento da migração de parte da Gepi ao vencimento e melhorias no regime de teletrabalho. A alegação do Governo para justificar não avançar com a migração e correção da ajuda de custo é a indisponibilidade financeira e, com relação ao teletrabalho, a alegação é de que o governador não aceita qualquer alteração nas regras atuais. As entidades seguem em busca de solução para os pleitos.

RESULTADO DA LUTA
Cada conquista, inclusive a preservação de direitos, é fruto da firmeza, luta e unidade da categoria. Avançar em meio à resistência de um Governo que nem mesmo reconhece a importância do Estado para a sociedade é um desafio para os servidores, mas a AFFEMG e o Sindifisco-MG seguirão juntos com a categoria na boa luta, para preservar e conquistar direitos de forma a garantir respeito, valorização e dignidade para os Auditores Fiscais de Minas Gerais.

Dia 28 de agosto a categoria se encontrará em nova reunião do Conselho Deliberativo do Sindifisco-MG.

NA FOTO:
Luiz Cláudio Gomes – Secretário de Fazenda, Osvaldo Scavazza – Subsecretário da Receita Estadual, Carlos Renato – Superintendente de Fiscalização, Marcelo Hipólito – Superintendente de Tributação, Leonardo Guerra – Superintendente de Crédito Tributário, Leônidas – Superintendente de Informações Econômico-Fiscais, Rogério Zupo – Superintendente de Tecnologia da Informação. Pelo Sindifisco-MG, Matias Bakir, Newton Flávio, Marcos Carvalho, Marise Elerati e Fernando Mattos e pela AFFEMG Marco Túlio, vice-presidente.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.