Notícias

Em Live, especialistas discutem ICMS Personalizado

Raquel Capanema

Em Live, especialistas discutem ICMS Personalizado

25/8/2020

O Brasil é o um dos países mais desiguais do mundo. Uma das explicações é modelo de tributação, que beneficia os mais ricos em detrimento dos mais pobres.

Para mudar essa lógica, muitos especialistas defendem a proposta de desoneração de ICMS para a população de baixa renda, como forma adicional de mitigar o caráter regressivo da tributação sobre o consumo.

Sugere-se a adoção de política fiscal que consiste na devolução de todo ou parte do imposto para as famílias que pertençam às parcelas mais pobres da sociedade que estão inscritas no Cadastro Social Único do Governo Federal (CadÚnico).

Na noite da última sexta-feira, a Febrafite, em parceria com o Congresso em Foco e o Movimento Viva promoveram uma live para discutir o assunto.

Participaram Rodrigo Spada, presidente da Febrafite, José Roberto Lobato, Coordenador do Movimento Viva, Giovanni Padilha, auditor fiscal da Receita Estadual do estado do Rio Grande do Sul, Bento Maia, economista do CCIF e Nelson Machado, diretor do CCIF e  ex-ministro de Estado da Previdência Social (2005 – 2007).  
A apresentação foi da jornalista e assessora da AFFEMG, Raquel Capanema.

A live completa está aqui:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.