Notícias

Mesmo sob intenso protesto de servidores, Assembleia dá parecer favorável ao RRF. AFFEMG manterá pressão.

AFFEMG

Mesmo sob intenso protesto de servidores, Assembleia dá parecer favorável ao RRF. AFFEMG manterá pressão.

16/11/2023

Em reunião realizada até a noite da última terça-feira (14), após audiência pública de mais de 5 horas, a Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, aprovou parecer favorável, em 1º turno, ao PL 1.202/19, do governador, que autoriza o Estado a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Durante todo o processo, representantes da AFFEMG, servidores e sindicalistas de quase 30 entidades distintas se manifestaram contra o projeto.

Com adecisão, o PL 1.202/19 precisa passar apenas pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária antes de seguir para o Plenário, para votação em 1ºturno.

Foram apresentadas mais de 200 propostas de emendas parlamentares ao projeto. Todas elas, no entanto, foram rejeitadas.

A FAVOR
Roberto Andrade (PATRIOTA), Zé Laviola (NOVO), João Magalhães (MDB) e deputada Nayara Rocha (PP) votaram a favor do RRF contrariando o apelo dos servidores mineiros.

CONTRA
Em oposição, os parlamentares contrários à proposta, pertencentes ao bloco Democracia e Luta, questionaram pontos obscuros no projeto.
Entre as modificações, o texto da CCJ aprovado (substitutivo nº 4), vincula a venda das estatais mineiras ao pagamento da dívida.

A Diretora-Presidente, Sara Costa Felix, e a Conselheira, Papá, em mais um dia de manifestação na ALMG



NEGOCIAÇÃO E ESPERANÇA

A bancada parlamentar contrária ao RRF e as Entidades representativas dos servidores defendem que adesão seja suspensa até conclusão da negociação política que está em curso em Brasília, envolvendo o presidente da República, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), que deve ser recebido por Pacheco hoje (16).

Esta reunião é fruto da pressão exercida pelos servidores e suas Entidades. As manifestações sensibilizaram as autoridades sobre a necessidade de uma negociação que não prejudique Minas Gerais.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.