Notícias

Prefeitura publica decreto que fechará comércio não essencial em BH

Prefeitura publica decreto que fechará comércio não essencial em BH
Estado de Minas

Prefeitura publica decreto que fechará comércio não essencial em BH

8/1/2021

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, no começo da madrugada desta sexta-feira (08/01), o decreto que oficializa o fechamento do comércio não-essencial na capital mineira a partir da próxima segunda-feira (11/01).

A medida já havia sido adiantada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) na última quarta-feira (06/01) e ficará em vigor por tempo indeterminado.

A portaria 17.253/2021 permitirá, em Belo Horizonte, apenas o funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais. Supermercados, farmácias, postos de gasolina, padarias, sacolões, entre outros estão no rol de atividades autorizadas a abrir as portas na cidade.

Ainda na quarta-feira, Kalil utilizou as redes sociais para justificar o fechamento do comércio não essencial. De acordo com o prefeito, a COVID-19“chegou no limite” em Belo Horizonte. A ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo, permanece na casa dos 80%, na zona vermelha de alerta, uma vez que a demanda superou a marca de 70%.

A decisão de fechar o comércio não-essencial foi tomada por Alexandre Kalil após uma reunião com o Comitê de Enfrentamento à COVID-19, também na quarta-feira. O grupo, que é composto pelo secretário de Saúde de BH, Jackson Machado, além dos infectologistas Estevão Urbano, Carlos Starling e Unaí Tupinambás, decidiu por recuar na flexibilização do funcionamento dos estabelecimentos.

foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.