Nesta edição, o Prêmio registrou 485 inscrições, um crescimento expressivo e um marco histórico para a iniciativa organizada pela Febrafite (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais).
Dessas, 145 foram selecionadas na verificação in loco, feita por Auditores Fiscais nos locais de cada projeto, e passaram por análise técnica, metodológica e de impacto social antes da seleção final. Conheça os mineiros que estarão na final deste ano:
CATEGORIA ESCOLAS
Escola Municipal Professora Clotilde Rocha - Barroso (MG)
Educação Fiscal para ○ Futuro: Lixo zero e responsabilidade, cidadania ativa
O projeto conecta educação fiscal à sustentabilidade e conservação do patrimônio público. Trabalha com reciclagem, compostagem, consumo consciente, preservação ambiental e fiscalização dos recursos públicos. Realiza visitas a obras municipais, incentiva a exigência de nota fiscal, combate à sonegação e aproxima os alunos de práticas "lixo zero". Com ampla rede de parcerias (projetos ambientais, assistência social, catadores, institutos locais), forma estudantes multiplicadores que disseminam mudanças dentro e fora da escola.
CATEGORIA INSTITUIÇÕES
Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo - BeloHorizonte (MG)
Jogo do tributo
Simulação que recria a rotina fiscal de um município fictício,p ermitindo que alunos assumam papéis políticos, arrecadem impostos e debatam prioridades orçamentárias. De forma lúdica, ensina sobre tributos, sonegação controle social, estimulando pensamento critico e participação cidadã. ○ material é atualizado, disponível online e aplicado em diversos municípios.
A cerimônia que anunciará os vencedores será realizada em 18 de novembro, no Brasília Palace Hotel, em Brasília (DF), reunindo autoridades, gestores públicos, finalistas e representantes das entidades parceiras.
Conheça todos os finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025
https://www.premioeducacaofiscal.org.br/conheca-os-finalistas-do-premio-nacional-deeducacao-fiscal-2025/
Na foto: comissão julgadora do prêmio.


