Artigos

O que é 𝗰𝗿𝗶𝗻𝗴𝗲 na tributação?

Marco Túlio da Silva

O que é 𝗰𝗿𝗶𝗻𝗴𝗲 na tributação?

6/7/2021

No inglês (origem da palavra), cringe é um verbo (sentir-se envergonhado). No Brasil a palavra viralizou como adjetivo a classificar objetos ou pessoas com atitudes fora de moda, ultrapassadas, cafonas, ou que gerem vergonha.

Bem fora do debate geracional, o Auditor Fiscal da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais e Membro da Comissão Tributária da Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Marco Túlio, conta EM ARTIGO PUBLICADO NO ESTADÃO, nesta segunda-feira, (05/07/21) que está entre os Baby Boomers e ousa entrar na onda de brincar com o termo e aborda a tributação. (No Instagram, a hashtag #cringe superou 20 milhões de publicações.)

Seja qual for a geração, a tributação soa como um ônus.
Ocorre que desde o reconhecimento da necessidade do Estado, e no mundo atual nenhuma sociedade organizada e decente é possível sem a presença do Estado, e mais ainda de um Estado fiscal, tributo é o que garante o mínimo de bem-estar das sociedades.
Neste contexto, penso ser cringe a ideia de movimento “Um dia sem impostos”, afinal, dia sem impostos é dia sem Estado, sem justiça social, e com opressão das classes mais necessitadas. A meu ver fora de moda, ultrapassado, cafona, ou digno de vergonha agir assim, sem um mínimo de empatia e cidadania fiscal.

LEIA O ARTIGO COMPLETO NO JORNAL O ESTADÃO CLICANDO AQUI!


E responda depois: você, o que considera cringe na tributação?


Se preferir, acesse o PDF da publicação:





Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.