Notícias

Pioneirismo de Entidades conquista renegociação

Raquel Capanema

Pioneirismo de Entidades conquista renegociação

23/11/2023

As diversas ações das Entidades representativas do Fisco contra o Regime de Recuperação Fiscal atingiram o objetivo. No último dia 22 de novembro, governador Romeu Zema se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para tratar sobre os débitos do estado e a possibilidade de uma negociação direta com o governo.
Na oportunidade, Zema finalmente admitiu que concordará com a ideia de federalizar ativos do estado como forma de pagamento da dívida mineira com a União.
Além de Pacheco, ele também ouviu o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que esteve ao nosso lado durante todos esses anos contra o Regime.
Sob efeito de liminar do Supremo Tribunal Federal, Minas não pagou as parcelas dessa dívida com a União nos últimos cinco anos. Uma dívida que já foi paga muitas vezes, como comprovamos por diversas vezes, e que, só durante a gestão de Zema, teve um salto de 36%.

Histórico de luta por Minas
Relembre conosco os principais passos das Entidades do Fisco contra o RRF desde sua chegada ao parlamento mineiro.


- Março 2020
TV Band Minas exibe em horário nobre, vídeo assinado por AFFEMG e Sindifisco-MG, criticando  duramente a decisão do governo de Minas de encaminhar à ALMG em plena pandemia pedido para adesão ao RRF.
- Abril 2021
O Jornal O Globo publicou, no dia 14/04/21, artigo contundente da então Diretora-Presidente da AFFEMG, Maria Aparecida Meloni, Papá, e da Deputada Andreia de Jesus, sob o título RECUPERAÇÃO FISCAL: um péssimo negócio para Minas.
- Maio de 2021
As entidades do Fisco ganham apoio de AOPMMG e ADEP e juntas entregam documento contra o RRF ao Presidente da ALMG.


- Maio de 2021
Influenciadora digital, Rita Von Hunty, ouve AFFEMG e divulga vídeo em que expõe perigos do Regime de Recuperação Fiscal. O material já atingiu a marca de 161 mil visualizações.

Rita Von Hunty

- Julho de 2021
Campanha “Minas sem Amarras” é lançada em rádios, na Record, Globo, Globonews e na Internet.
- Outubro de 2021
Presidentes de AFFEMG e Sindifisco-MG são ouvidos em audiência pública na Assembleia Legislativa sobre o Regime de Recuperação Fiscal.
- Novembro de 2021
Após manifestações favoráveis ao projeto pelo Secretário de Fazenda de MG, AFFEMG e Sindifisco-MG lançam novo vídeo contra o Regime de Recuperação Fiscal na Band Minas, Band News FM e redes sociais.
- Janeiro de 2022
Revista Matéria Prima fala sobre RRF e destaca papel da AFFEMG contra a adesão.
- Março de 2022
AFFEMG e Sindifisco-MG solicitaram ao STF para serem admitidas como Amicus Curiae na ADPF n.º 938, para garantir a autonomia da ALMG e do Estado e o amplo debate sobre o assunto.
- Agosto de 2022
A) Mais entidades do funcionalismo se unem à AFFEMG e Sindifisco-MG e juntas realizam ato público no dia 5 de agosto contra o RRF do governador.

Charge publicada no jornal Brasil de Fato


B) Entidades usam espaço publicitário de televisão e jornais para esclarecimento sobre riscos do RRF.

- Novembro de 2022
Entidades reforçam ações de esclarecimento sobre os riscos com divulgação de mais vídeos na Televisão e artigos na imprensa estadual e nacional.

- Fevereiro de 2023

Deputado Federal Rogério Correia faz visita à sede da AFFEMG para tratar de estratégias contra o Regime, em Brasília.

- Março de 2023
Dezenas de entidades são recebidas por parlamentares e se posicionam contra o RRF na ALMG.

Lideranças de entidades recebem apoio de deputados

- Abril de 2023
Diretores da AFFEMG e economista lançam documento com a análise da dívida mineira e provam que o RRF não é solução. O material foi entregue a todos os deputados da ALMG e amplamente divulgado pela imprensa. Clique aqui e tenha acesso.

Autores do estudo sobre a dívida com a deputada Bella Gonçalves

- Junho de 2023
Entidades lançam nova ofensiva na mídia contra o regime e reforçam alertas ao público.

Reprodução de anúncio das entidades

- Julho de 2023
Quase 30 entidades de todos os poderes promovem encontros periódicos para intensificar ações contra o RRF no Estado.
-Setembro de 2023
Representantes de Entidades de Minas se reúnem com presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e pedem apoio contra a adesão.

Geraldo Alckmin recebe lideranças mineiras

Clique aqui e confira todos os vídeos e entrevistas realizadas por AFFEMG e Sindifisco-MG sobre o Regime de Recuperação Fiscal em nosso canal no YouTube!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.