Na última sexta-feira (9), Sindifisco-MG e AFFEMG solicitaram à presidência da ALMG a realização de um ciclo de debates sobre o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O objetivo é promover uma discussão plural, qualificada e transparente, com a participação de especialistas, órgãos de controle, poderes públicos e sociedade civil.
O documento foi entregue a João Batista de Oliveira, chefe de gabinete do deputado estadual Tadeu Martins Leite, presidente da ALMG, com a presença de Sávio Bones, diretor do Instituto Sérgio Miranda.
.jpeg)
Participaram da entrega o auditor fiscal Lucas Rodrigues Espeschit, integrante do Núcleo de Estudos de Promoção à Auditoria da Dívida (NEPAD), e o auditor fiscal aposentado Edilson de Souza Oliveira, representando os aposentados da categoria.
Durante o encontro, João Batista reconheceu a importância da solicitação e se comprometeu a encaminhar o pedido ao presidente da Casa.
Assinado por Matias Bakir Faria (presidente do Sindifisco-MG) e Sara Costa Felix Teixeira (diretora-presidente da AFFEMG), o ofício destaca a relevância do PROPAG, programa instituído como alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), com impactos diretos sobre a arrecadação, a sustentabilidade das finanças públicas e a vida da população mineira.
A proposta visa promover um debate plural, qualificado e transparente, com a participação de especialistas, órgãos de controle, sociedade civil e poderes públicos, contribuindo para o fortalecimento da democracia e da justiça fiscal em Minas Gerais.
