Notícias

A verdade sobre a dívida: Fisco mineiro é destaque na mídia nacional

AFFEMG

A verdade sobre a dívida: Fisco mineiro é destaque na mídia nacional

24/7/2025

O Fisco mineiro foi a principal fonte deuma reportagem especial publicada na Revista Piauí, neste mês de julho. A reportagem especial — “O levante das calculadoras mineiras” —apresenta o trabalho técnico e incansável das Entidades representantes dos Auditores Fiscais de MG na contestação dos valores que a União cobrado Estado de Minas Gerais a título de dívida pública.

A matéria mostra como o Sindifisco-MG, em parceria com a AFFEMG e por meio de estudos do NEPAD (Núcleo de Estudos para a Promoção da Auditoria da Dívida), vem desmistificando os cálculos oficiais e demonstrando que Minas pode, na verdade, ter valores a receber da União — e não uma dívida de R$ 168 bilhões, como se propaga.

Os AFREs mineiros vêm liderando um movimento que coloca em xeque o modelo decorreção da dívida adotado desde a década de 1990, e que tem aprofundado o desequilíbrio fiscal dos estados.


Leia a reportagem completa AQUI



Após ampla repercussão do conteúdo da matéria, outros jornais também investiram na publicidade do tema para conhecimento do público.
É o caso do jornal Estado de Minas que no dia 23/07 divulgou, nas versões impressa e online, reportagem de destaque sobre o estudo técnico elaborado por AFFEMG e Sindifisco-MG, que propõe a alternativa concreta evantajosa para o enfrentamento da dívida pública do Estado com a União.

Leia a matéria do EM AQUI



Já nesta quinta-feira (24), o portal O Fator publicou matéria de destaque sobre o estudo realizado pelo NEPAD. Destacandoque o levantamento aponta que, com correção inflacionária nos moldes da dívidados estados com a União (IPCA + 4% ao ano), Minas Gerais pode ter acumulado perdas superiores a R$ 408 bilhões desde a implementação da Lei Kandir, em 1996.

Leia a publicação no Fator AQUI



Foto de capa: Gil Leonardi/Imprensa MG
Foto em p&b: Acervo

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.