Cultural

Cartografias Afetivas Percurso II

23/2/2021

Cartografias Afetivas Percurso II

XII Exposição de Artes Plásticas - Fotografia e Poesia da AFFEMG

Ao longo de 3 edições, a AFFEMG fará uma homenagem a todas as suas Sedes regionais, traçando uma cartografia artística e cultural de suas regiões. Essa é uma forma simbólica de dar visibilidade à riqueza do Estado de Minas Gerais, por meio de uma ação para divulgar a produção artística de seus Associados.

No Percurso I foram homenageadas 13 cidades das seguintes regionais:

Centro-norte: Sete lagoas, Cordisburgo e Diamantina

Metalúrgica: Ipatinga e Caratinga

Rio doce: Governador Valadares e Resplendor

Sul: Varginha, Três Pontas, São Lourenço, São Tomé das Letras

Vale do Sapucaí: Pouso Alegre e Itajubá

A AFFEMG recebeu fotografias, poesias, bordados e várias obras de artistas plásticos, juntos, compuseram nossa galeria. Acesse o Percurso I e veja as obras que fizeram parte da Exposição de 2020! No Percurso II serão homenageadas as regionais:

Baixo Rio Grande: Uberaba, Araxá e Frutal

Paranaíba: Uberlândia, Patos de Minas, Araguari e Patrocínio,

Sudoeste: Poços de Caldas, Guaxupé, Alfenas e Machado

Zona da Mata: Juiz de Fora, Cataguases, São João Del Rei e Tiradentes.

Além de pintura, bordado, escultura, desenho, gravura, fotografia e poesia, abrimos a videoarte como modalidade! No ato da inscrição, os artistas receberão um material de apoio criativo para produção das obras, com um pouco dos aspectos culturais e históricos das 15 cidades homenageadas dessas 4 regionais.

Em face da pandemia do novo coronavírus, que impôs a todos novas rotinas de vida e, muitas vezes, o luto, as fotografias e vídeos também poderão ser inspirados no cotidiano dos artistas, diante das condições de isolamento social.

Acesse as abas “regulamento” e “inscrições” e participe!

Cada percurso em que optamos por caminhar é dotado de singulares, rotas, desvios e atalhos. Depois de cada curva a paisagem pode se reconfigurar. Essa é hoje a nossa realidade.

Desde o ano passado, a AFFEMG propôs que a Exposição de Artes fosse uma jornada afetiva das expressões artísticas, prestando uma homenagem poética a todas as regionais do Estado de Minas Gerais.

Como escreveu Carlos Drummond, “no meio do caminho havia uma pedra”, mas essa pedra também se tornou parte do percurso. Assim, atentos às pedras do caminho, o Percurso II da Exposição “Cartografias Afetivas” traz novas proposições que se ajustam ao trajeto e nutrem-se da força do passo mantido.

Na XII Exposição de Artes, prestaremos homenagem a 15 cidades representantes das regionais: Baixo Rio Grande, Paranaíba, Sudoeste e Zona da Mata. Clique aqui e acesse informações inspiradoras sobre as cidades escolhidas neste percurso.

Acesse o regulamento, veja as novidades, realize sua inscrição e faça da arte um caminho seguro e promissor em tempos tão fragilizados.

Inscrições:

01 de outubro a 08 de dezembro de 2020, pelo site da AFFEMG

Período de seleção das obras:

09 a 31 de dezembro de 2020.

Entrega Física das obras selecionadas:

01 a 05 de fevereiro de 2021, no setor de Eventos da AFFEMG, em Belo Horizonte, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h (a depender dos protocolos de saúde)

Abertura da Exposição:

23 de fevereiro de 2021 (a depender dos protocolos de saúde)

Clique aqui e faça sua inscrição na XII Exposição de Artes Plásticas - Fotografia – Poesia e Bordado da AFFEMG, Cartografias afetivas – Percurso II.

Fique atento! As inscrições vão de 1º de outubro a 08 de dezembro de 2020.

Esperamos por você!